×

SUSTENTABILIDADE

Ciente de seu impacto social, a EmpresasCity procura trabalhar a premissa da sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva.

São ações que valorizam desde a reciclagem até a otimização logística para beneficiamento de frete e redução de emissão de gases efeito estufa.

Por contar com atividades distintas em cada unidade de negócio, algumas práticas são exclusivas de determinado processo, enquanto outras são normas corporativas cumpridas em todas as unidades da EmpresasCity.

ÁGUA

Na EmpresasCity o reuso de água é um compromisso social e ambiental. Toda água usada na lavagem da frota das unidades de negócio são conduzidas para tanques de decantação, onde a água é separada dos agregados poluentes. Para que isso fosse possível, a EmpresasCity investiu em pátios de manobra e carregamento adaptados e pavimentados adequadamente para esta ação.

REUTILIZAÇÃO DE AGREGADOS

A reciclagem, tanto do lixo quando de agregados é uma forma de, além de contribuir com o meio ambiente, resulta na economia de recursos.

Na Concrecity, por exemplo, todo concreto que sobra nos balões dos caminhões betoneira é reprocessado numa nova instalação que separa e classifica os agregados. Já os agregados graúdos são classificados e reutilizados em novas formulações sem responsabilidade estrutural.

Por meio de seu avançado centro tecnológico, a Usicity possuí recursos para reutilizar como agregado em sua produção, o material resultante de fresagem.

Além da capacidade técnica capaz de reutilizar a massa asfáltica, ainda é possível produzir CAP borracha proveniente de raspas obtidas por trituração de pneus usados. Essa tecnologia resulta em uma massa asfáltica de qualidade, com propriedades superiores de resistência e elasticidade, contribuindo para a reciclagem de pneus.

MITIGAÇÃO DE IMPACTO

Para que a operacionalização de suas unidades esteja em harmonia com as comunidades próximas, a EmpresasCity adota como padrão um conjunto de ações que visam mitigar o impacto de sua atividade industrial.

Na Intercity, foram desenvolvidos meios para a contenção de ruídos e poeira, como a construção, no interior de suas plantas produtivas, de muros isolantes de som e poeira, que diariamente é aspirada. Além dos muros, foram plantados arbustos de mata nativa que, além de favorecer o paisagismo da planta, ainda contribuem para a contenção de pó que eventualmente são levados com o vento, melhorando a qualidade do ar.

Na Usicity, suas usinas possuem um sistema a vácuo que proporciona maior eficiência na condução dos gases e vapores, principalmente na filtragem dos particulados. A limpeza dos filtros de manga é feita por simples descompressão, sendo desnecessário o uso de compressores. Também é utilizado um sistema de peneiramento integrado ao tambor secador, localizado no topo da usina, evitando assim a dissipação de calor por transporte, reduzindo os ruídos e proporcionando maior aproveitamento energético.

REDUÇÃO DE GASES EFEITO ESTUFA

A EmpresasCity adota uma série de ações para minimizar a emissão de gases efeito estufa no meio ambiente.

Por trabalhar com células de negócios muito próximas aos seus principais fornecedores – mineradoras fornecedoras de pedra britada, a EmpresasCity além de contar com uma logística otimizada, proporcionando produtos e serviços ainda mais competitivos aos seus clientes, ainda reduz a emissão de CO² no ambiente, devido curta distância percorrida para o abastecimento das unidades de negócios do grupo.

Na Intercity, os pallets pisos não possuem estrados de madeira, e são embalados com plástico-filme. Ou seja, além de reduzir o peso da carga nos caminhões reduzindo também a emissão de gás carbônico, os pisos e blocos da Intercity não geram resíduos nas obras, podendo ainda o plástico ser reciclado e/ou reaproveitado.