CBUQ​

Versatilidade de Projetos

Com equipe qualificada, laboratório moderno e uma usina de produção de massa asfáltica com a melhor tecnologia do mercado, a Usicity consegue atender a demanda por massa asfáltica tanto na especificação dos traços convencionais de CBUQ quanto traços especiais e projetos exclusivos.

Traços de CBUQ (Concreto betuminoso usinado a quente) – CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente).

Traços especiais estão relacionados às faixas exclusivas de uma determinada concessionária, projeto ou mesmo inovações desenvolvidas pela Usicity.

Traços de CBUQ especiais

Traços especiais estão relacionados às faixas exclusivas de uma determinada concessionária, projeto ou mesmo inovações desenvolvidas pela Usicity.

Tendo como clientes em São Paulo a Arteris, CCR Engelog e Ecopistas, a Usicity é capaz de produzir:

Traços de CBUQ Usicity

Faixas de CBUQ convencionais

São traços mais comuns do mercado, que utilizam os CAP 30/45 e CAP 50/70. Utilizado na maioria das pavimentações de rua e estradas vicinais.

CBUQ com CAP Borracha

A fibra orgânica paletizada e adicionada ao agregado no misturador, antes da adição
do polímero de acordo com o projeto, atendendo as faixas granulométricas de SMA
(Stone Mastic Asphalt) e CPA (Concreto Poroso de Asfalto).

CBUQ com CAP Polímero SBS 50/75, 60/85 ou 65/90 e com utilização de fibra

Ideal para pavimentos projetados para ter uma vida útil maior e oferecer mais segurança ao usuário. Disponível em duas versões: CAP A com 15% de borracha e CAP B com 20% de borracha.

Stone Mastic Asphalt (SMA)

Utilizado em pavimentos especiais, o concreto Stone Mastic Asphalt (SMA) é um revestimento asfáltico, usinado a quente, concebido para maximizar o contato entre agregados graúdos, aumentando a interação grão/grão.

A mistura caracteriza-se por conter uma elevada porcentagem de agregados graúdos (70–80% retido na peneira nº.10) e, devido a essa particular graduação, forma-se um grande número de vazios entre os agregados preenchido por um mástique asfáltico.

Os vazios tornam o SMA uma mistura rica em ligante asfáltico, com um consumo de ligante em geral entre 6,0 e 7,5%. Geralmente é aplicado em espessuras que variam entre 1,5 a 7cm, dependendo da faixa granulométrica.

O mastique asfáltico é um tipo de argamassa composta por: Ligante betuminoso, filer, finos minerais e fibras naturais. Um maior índice de mastique entre os agregados, propicia o retardo da oxidação e o aumento da resistência da mistura.

O SMA apresenta maior qualidade de rolamento, facilidade de aplicação (pode, inclusive, ser aplicado sobre o PCP) e maior drenabilidade, além de não exigir tempo de cura.

Concreto Poroso de Asfalto (CPA)

O CPA (Concreto Poroso de Asfalto) é obtido através de usinagem a quente. Em sua composição estão presentes os agregados pétreos, polímeros e fibras ou asfalto com raspa de pneu. Sua formulação é especifica para aumentar a porosidade (índice de vazios).

Essencialmente, a solução foi desenvolvida para garantir a permeabilidade do solo pavimentado, o que contribuí para a eliminação de poças d’água responsáveis pelo fenômeno da aquaplanagem e do spray d’água, reduzindo drasticamente o risco de acidentes em dias de chuva, garantindo maior segurança ao condutor.

Em áreas urbanas, o CPA é um grande aliado no processo de redução de enchentes e, por conter polímero em sua composição, auxilia na redução do som entre o atrito do pneu e o pavimento.

Reciclagem de Pavimento Asfáltico (RAP)

Conhecido como um pavimento ecológico, o RAP (do inglês Recycled Asphalt Pavement) é oriundo da fresagem do asfalto e reutilizado na produção de um novo pavimento.

Consolidado como uma alternativa tecnologicamente viável e sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como financeiro, o RAP produzido em larga escala pode reduzir em até 50% o custo com material novo para a obtenção de massa asfáltica, propiciando assim economia para o processo de manutenção e conservação de rodovias.

Com know-how na fabricação do RAP, a Usicity possuí, em sua usina gravimétrica, uma função especifica para uma produção otimizada de massa asfáltica derivada do material fresado reciclado, assegurando a qualidade do produto e atendendo a especificações dos órgãos reguladores de maneira exata e eficiente.

A usina gravimétrica Usicity possuí a tecnologia necessária para produção de projetos com adição de material fresado, de acordo com a solicitação de clientes.

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